sábado, 24 de setembro de 2011

Sexualidade humana parte 3...

Orgasmo
Ocorre uma vasocongestão ( concentração de sangue local ) em determinadas áreas do corpo. É este o mecanismo que provoca a ereção masculina: o sangue entra no pênis através de um sistema hidráulico ficando ali retido congestionando o órgão. Nesta fase os testículos ficam até cinqüenta por cento maiores devido á vasocongestão, o pênis fica ereto até o limite máximo da sua capacidade e dele saem três ou mais gotas de sêmen que já contém alguns espermatozóides.
Na mulher, os grandes e pequenos lábios vaginais e os seios tornam-se inchados pelo sangue que também fica concentrado nestas regiões. A vagina se alarga, se dilata, e algo essencial para o encontro amoroso: ela fica úmida e começa a transpirar. Rubor facial e de todo o tecido cutâneo, a parte inferior da vagina incha deixando-a mais estreita para a acomodação da penetração.
A palavra orgasmo vem do grego “órgão” que significa ebulição, efervescência. É uma das mais intensas experiências de prazer que podemos sentir, é um estado de transe caracterizado pela perda de noção de tempo e de lugar, pela sensação de plenitude que toma conta do ser no momento em que ocorre. É o momento em que nos desligamos de nós mesmos durante alguns segundos.
No homem, ao atingir o pico máximo do orgasmo, ocorre a ejaculação acompanhadas de contrações da uretra e dos músculos do pênis, que fazem o sêmen ser expelidos em pequenos jatos. São de três a setes ejaculações a intervalos de segundos.
Na mulher, o prazer que vem da estimulação do clitóris, é mais localizado, mais agudo, mais intenso: uma espécie de prazer eletrizante. Já o que vem da estimulação vaginal, da penetração, é mais difuso, mais profundo, mais total, uma espécie de prazer pulsante que invade a mente e traz maior apaziguamento.
O amor é, sem dúvida, o maior e mais importante ingrediente da relação sexual. Fazer amor com alguém que se ama não pode ser comparado a nenhuma outra experiência ou outro tipo de prazer. A relação sexual com alguém que não se ama, mesmo tecnicamente perfeita e livre de preconceitos, em que se faz tudo o que se deseja e há troca de carinhos, é agradável e prazerosa. Não há termo de comparação, porém, no que tange as sensações e sentimentos gerados quando se faz sexo com alguém por quem se sente amor. E o melhor é que este estado de nirvana, de preenchimento total, perdura, não acaba quando terminam as reações físicas que o ato sexual gerou. Melhor do que qualquer droga alucinógena é o antes, durantes e depois de uma relação sexual amorosa. Mas só pessoas sadias, sem preconceitos, que assumem sua sexualidade e são corajosas conseguem isto!
Marturbação
Definições, cultura e preconceito
Muitas questões giram em torno, do tema masturbação, todas buscando o sentido de normalidade ou anormalidade. Podemos afirmas que a masturbação é uma atividade sexual natural e com a prática, você pode descobrir as reações do seu corpo quando se auto estimular ou ser acariciado em determinados locais. A masturbação funciona como um treino para o amadurecimento da sexualidade. É normal se masturbar e a fase em que acontece com maior freqüência é na adolescência, principalmente com os garotos. Como as meninas são mais reprimidas, podem sentir medo ou mesmo vergonha de tocar o próprio corpo para obter prazer. Mas essa repressão é discriminatória e deve acabar, pois atrapalha o desenvolvimento da sexualidade feminina e conseqüente orgasmo na hora H.

Não vicia e nem faz mal à saúde. Só se torna prejudicial quando a pessoa deixa de fazer outras coisas como namorar, estudar, passear com os amigos, fazer exercícios, para se dedicar exclusivamente a masturbação. Assim como tudo em excesso traz uma conseqüência ruim, masturbar-se demais também torna prejudicial, podendo até mesmo, afetar as emoções da pessoa e neste caso pode ser um sinal de um conflito mais grave, que deve ser tratado por um psicólogo.
Não há contaminação neste tipo de prática. A contaminação só acontece quando há contato com as genitálias ou troca de fluídos entre o casal, o que não acontece quando a pessoa está se masturbando sozinha. Não existe uma regra que defina até que idade é considerado normal. Alguns começam a se masturbar mais jovem e continuam com a prática mesmo com muitos anos de experiência.
O limite é determinado por cada um. Não existe nenhum problema em se dedicar a masturbação mais de uma vez por dia, no entanto, é importante observar as condições dos órgãos sexuais. È importante observar se este desejo é realmente sexual ou fruto de uma ansiedade, neste caso, é necessário estar atento as suas emoções.
E como já foi dito, a masturbação não só ajuda você a desenvolver a sua sexualidade, mas como também, a encontrar seus pontos de maior excitação
Portanto, esqueça o "sentimento de culpa". Se masturbar, ao contrário do que se pensa ou prega, é saudável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário