Há naturalmente uma grande pressão nas veias da região anal e é por este motivo que as hemorróidas existem. Os problemas com elas podem advir de fatores como a idade, uma alimentação carente de fibras, sedentarismo, obesidade e gravidez, mas há também alguns hábitos considerados normais que podem agravar a situação de quem tem uma certa pré-disposição a desenvolver o problema.
Quem gosta de levar uma revista ao toalete deve ficar alerta: a pressão contínua, por um longo período de tempo, pode dilatar excessivamente as veias.
Em conseqüência do mesmo motivo, pessoas que têm constipação crônica também são alvos da doença.
Por incrível que pareça, o papel higiênico, apesar de ter sido feito para a higiene anal, é considerado pelos proctologistas um vilão, atuando como uma lixa na sensível mucosa anorretal. “O ideal era que fosse abolido o uso do papel higiênico em detrimento da higiene com água. Pessoas que sofrem de constante constipação, que costumam ler no banheiro e que levam uma vida sedentária, têm grandes chances de terem problemas com hemorróidas”, alerta o médico.
Muitas pessoas que sofrem com as hemorróidas deixam de procurar o médico por medo de uma possível intervenção cirúrgica ou simplesmente por vergonha. “Este é um problema que, de fato, causa desconforto e receio em muitas pessoas de procurar um médico. Mas isso não deveria existir. Na verdade, trata-se mais de uma questão cultural. A vergonha de ir ao proctologista é uma característica muito latina.
Alemães e ingleses, por exemplo, não têm esse problema”, explica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário