terça-feira, 5 de julho de 2011

Pensamentos sobre o ator...

Dirigir e atuar no cinema é completamente diferente de desempenhar estes mesmos ofícios no teatro. Durante algum tempo a linguagem utilizada nas duas artes foi bastante parecida, mas com a evolução, o homem descobriu que é possível ramificar e codificar cada uma das especificações da linguagem audiovisual. Partindo daí, no post de hoje vamos nos ater principalmente para a questão do ator!

A diferença

Um ator quando se prepara para um filme tem uma trajetória solitária. Apesar de discutir o personagem algumas vezes com o diretor, o empenho e o estudo do roteiro fica por conta dele mesmo. Ao contrário do teatro, onde os ensaios são em grupos e leva-se meses até a estréia, no cinema o ator deve entrar de cabeça no projeto e assumir aquele personagem como um papel pronto para receber anexos e se transformar em um verdadeiro livro! A estréia, nesse caso, acontece junto com o grito de "ação!" do diretor. Não há tempo para evoluir a interpretação a medida que as apresentações acontecem. Num filme, o que gravou está gravado. Por isso, o ator deve estar completamente preparado desde o início das filmagens.

A concentração

Filmar um longa metragem exige foco - no sentido técnico e literal. Todos os profissionais do set devem saber exatamente o seu papel e ainda estar atento para o inesperado. Com o ator não é diferente! A qualquer hora uma cena pode ser alterada (pelos mais diversos motivos) e por isso a calma deve ser onipresente. Além disso, no cinema, a fragmentação das cenas é muito maior que em qualquer outro lugar. E por questões de logística, continuidade, tempo e orçamento, filma-se privilegiando o espaço físico onde a equipe está. Por isso, é muito comum que um ator grave uma cena às oito horas da manhã e só volte a terminar aquela mesma cena depois das três horas da tarde. Novamente a concentração é essencial. A busca pelo autocontrole deve partir de uma pergunta: como resgatar a mesma energia e entonação várias horas depois?

A Técnica

Além dos planos de filmagem, ordem do dia, escaletas e tudo mais que um diretor dispõe para se organizar, é importante que haja conhecimento sobre o que está sendo feito. Um diretor deve conhecer a fundo as motivações de um personagem assim como o ator deve saber transportar toda essa bagagem para a tela com naturalidade. Mais do que isso: um ator profissional deve saber repetir movimentos e entonações além de conseguir contracenar com paredes, contra-regras e câmeras, por exemplo. E, nesse caso, a técnica muitas vezes é tão importante quanto o dom e a inspiração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário