quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Diarreia entre gays preocupa sistema de saúde do Reino Unido...

A ONG britânica Health Protection Agency (Agência de Proteção à Saúde) está preocupada com casos de diarreia entre gays causados pela bactéria Shigella. Geralmente, a contaminação por esta bactéria se dá pelo consumo de água contaminada ou de alimentos lavados em água contaminada, especialmente em pessoas que voltavam de outros países. Mas surgiu um novo risco.
De setembro a dezembro, o Reino Unido registrou 145 casos de infecção por shigella. Destes, 31 foram adquiridos no próprio país. A maioria dos infectados no Reino Unido foi de homens e pelo menos metade deles havia tido contato sexual casual com outro homem na semana anterior.
A doença ainda está longe de ser considerada uma epidemia, mas os médicos já levantaram as sobrancelhas tentando entender como a bactéria conseguiu ser transmitida nesses casos.
Ao site Pink News, a médica Isabel Oliver, chefe da equipe de controle de surtos disse: “É muito incomum ver surtos dessa doença que não estão vinculados a viagens ao exterior, por isso estamos fazendo uma vigilância extra para tentar entender quem esta doença está afetando e por quê.”
“Nós continuamos a aconselhar as pessoas nestes grupos (MSM – homens que fazem sexo com homens, na sigla em inglês) para irem ao seu médico se tiverem diarreia, para ver se estão infectados com a shigella. Se estiverem com ela, evitem ter relações sexuais até que estejam recuperados para reduzir o risco de transmissão.”
A médica lembra que é importante lavar bem as mãos antes de preparar e comer alimentos, após ir ao banheiro e, se tiver relações sexuais, antes e depois delas. A infecção por shigella provoca diarreia com sangue e o tratamento é feito com antibióticos. A maioria das pessoas se recupera totalmente, sem haver outras complicações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário