sábado, 11 de agosto de 2012

Pílula "anti-aids" é validada nos EUA

A agência responsável pela regulamentação de medicamentos nos Estados Unidos validou a eficácia da pílula “anti-aids” nesta segunda-feira 12. O remédio chamado Truvada, do laboratório Gilead Sciences, é o primeiro liberado pela Food and Drug Administration (FDA) com essa indicação, mas será utilizado somente em certos grupos de risco.
“O Truvada é para utilizar na profilaxia prévia à exposição em combinação com práticas de sexo seguro para prevenir as infecções do HIV adquiridas por via sexual em adultos de alto risco”, disse a FDA em comunicado oficial.
Ainda por meio do comunicado oficial, a agência lembrou que o uso do remédio é auxiliar e não deve substituir os preservativos. Como qualquer outra droga antirretroviral, a utilização pode causar vômito, diarréia, tontura e outros efeitos colaterais.
O Truvada estará disponível em breve apenas para grupos de riscos. Pessoas não infectadas pelo vírus do HIV e que mantém relações sexuais com parceiros soro positivo, por exemplo, poderão utilizar o medicamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário