sábado, 25 de agosto de 2012

Estilo da cantora Amy Winehouse continua a influenciar a moda...

Com oito anos de carreira, Amy Winehouse conseguiu balançar o mundo da música, da moda e das celebridades. Ela foi encontrada morta em Londres há um ano. Vamos aqui percorrer um pouco de sua carreira e seu estilo.
O primeiro disco, lançado em 2003, “Frank”, trazia uma onda mais jazz e já deixava claro que a moça tinha talento. Deste álbum, a canção ”Fuck Me Pumps” se sobressaiu pela irreverência.
E foi falando de sua vida pessoal de maneira meio velada que Amy Winehouse seguiu direto ao estrelato. O CD “Back to Black” (2006) era uma mistura do R&B, com rock e funky, e foi também aí, que ela também mudou de visual. Emagreceu, adotou o aplique nos cabelos, mais tatuagens e principalmente os olhos de gatinha.
A transformação é fácil de ver, a partir de seus videoclipes. Em “Rehab”, os cabelos tem aplique, mas são naturais e encaracolados. O estilo retrô, bem anos 60, estava começando a se formar.
Nos seguintes, “You Know I’m No Good”, “Back to Black” e “Tears Dry on Their Own”, o estilo retrô se consolida e ela passa a apostar em vestidinhos de alcinha, alguns em Vichy. Um misto de bonequinha e pin up explosiva, sempre mostrando o sutiã, que muitas vezes era de renda.
Amy também amava calças skinny e camiseta branca. Os acessórios para ela não se faziam tão necessários, mas adorava cintões. Ela compunha um visual diferente e chamativo ao mesmo tempo.
Nos pés, para o dia a dia, Amy utilizava muitas sapatilhas e para os shows e apresentações, a moça estava sempre de salto alto. Peep Toe’s e meia pata eram os modelos preferidos da cantora e compositora.
Ela também era apaixonada por moda e trabalhou inclusive com uma grife britânica, a Fred Perry. Na ocasião, Amy teria pedido à fábrica para que produzisse tamanhos pequenos, que se adequassem ao biotipo mignon dela própria. Ela mesma foi a garota propaganda.
E o mundinho fashion também amava Amy. Após sua morte, o estilista Jean Paul Gaultier apresentou seu desfile de verão 2012, logo no começo do ano, uma homenagem à cantora. Modelos usavam perucas e várias cores, inspiradas no cabelo de Amy e vestiam roupas de alto-costura repletas de cores, bordados luxuosos, numa brincadeira com as décadas de 1980, 1950 e 1960. Karl Lagerfeld era outro fã, que a adorava e a comparava Brigitte Bardot.
Anos antes, em 2008, a Triton mostrou na passarela da São Paulo Fashion Week um desfile inspirado no rock e com looks a la Amy Winehouse, com muito delineador e topete.
Para a turnê que faria pela Europa, Amy pediu que a estilista Naomi Parry fizesse alguns vestidinhos especiais, com estampas tropicais. Segundo a estilista, foi Amy quem escolheu todos eles a dedo. Dê uma olhada:
Por essas e outras investidas na moda e música, Amy continuará sendo lembrada, não apenas como uma cantora que morreu em decorrência de seu vício, mas por ter, em pouco tempo, influenciado tantos ao redor do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário